Wednesday, December 13, 2006

Projectos «Escolhas» de Loures criam rede


A Rede Escolhas – Loures foi lançada no dia 29 de Novembro após a apresentação, no Centro Comunitário da Apelação, dos cinco projectos concelhios integrados na Terceira Geração do Programa Escolhas. Ao «Esperança», o projecto pioneiro implementado na Urbanização dos Terraços da Ponte, juntam-se agora o «À Bolina» da Quinta da Serra no Prior Velho, o Juntos Construímos Mais» da Apelação, «o «Sai do Bairro Cá Dentro» do Talude e o «Construindo Novas Cidadanias» de S. Julião do Tojal.

No âmbito da apresentação, a convite da Câmara Municipal de Loures, os representantes das entidades promotoras e gestoras dos projectos assumiram três objectivos comuns: partilhar boas práticas, ganhar massa crítica com vista à abordagem a empresas numa perspectiva de cumprimento da responsabilidade social das mesmas e a preparação, em articulação com o Alto Comissariado Para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), de um projecto de microcrédito para a Rede Escolhas-Loures.
O microcrédito, concebido pelo Prémio Nobel da Paz 2006, Muhammad Yunus, destina-se aos mais desprotegidos, ou seja, social e economicamente excluídos, que queiram criar o seu próprio emprego ou pequeno negócio, através do empréstimo de pequenos montantes. Visa conseguir que as pessoas que não têm crédito junto da banca mas que querem desenvolver uma actividade económica para a qual reúnem condições e capacidades, possam contrair empréstimos para esse fim.

À escala nacional, a Terceira Geração do Programa Escolhas vai abranger 120 projectos que visam apoiar a integração social das crianças e jovens mais desfavorecidos, particularmente os filhos dos imigrantes. Em curso até 2009, envolverá um maior número de projectos – o programa anterior abrangeu 86 projectos - e estará mais focalizado nas questões da integração dos imigrantes, da formação profissional, participação cívica, educação e inclusão digital.

O «Escolhas», coordenado pelo ACIME e financiado pelos ministérios do Trabalho e Segurança Social, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o «Escolhas» funciona na dependência do ministro da Presidência e tem como promotores escolas, centros de formação, associações de jovens, de imigrantes, desportivas e culturais e os centros educativos de reinserção social.

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, o Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues e o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, estiveram presentes no lançamento da terceira fase do Programa Escolhas, numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Moscavide.

No comments: